google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultura da Komatsuna (Couve-Japonesa)

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cultura da Komatsuna (Couve-Japonesa)


É cultivado quase que exclusivamente no Japão, Taiwan e Coréia. Também chamado de mostarda, espinafre Komatsuna tem folhas verde-escuras, que são ricos em cálcio e muitas vezes bastante brilhante. Preparado como espinafre nas fases iniciais e mais como couve à medida que amadurecem. O sabor fica mais forte do que as folhas mais maduras. É uma verdura versátil que pode ser frito, em conserva, cozido e adicionado em sopas ou usado fresco em saladas.
A komatsuna (Brassica rapa var. perviridis) é uma verdura japonesa que pode ser consumida tanto crua em saladas, quanto refogada ou cozida, ou adicionada a sopas e massas. A folha inteira pode ser consumida, incluindo os pecíolos (os talos), que são bastante suculentos.
A komatsuna é uma planta da mesma espécie que o nabo e outras hortaliças orientais como a couve-chinesa e a pak choi. Planta vigorosa e de crescimento rápido, quando bem desenvolvida pode ter folhas que ultrapassam os 30 cm de comprimento, atingindo cerca de 18 cm na linha de maior largura da folha.



Cultivar de komatsuna com folhas verdes

Clima

A komatsuna prefere um clima ameno, embora possa suportar bem baixas temperaturas. Geralmente não cresce bem quando o clima está muito quente, mas há cultivares que suportam altas temperaturas sem maiores problemas, desde que não falte água para as plantas.

Luminosidade

Pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade.



Cultivar de komatsuna com folhas vermelhas 

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está na faixa de 6 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado. Esta hortaliça é bastante sensível à falta de água.



Muda de komatsuna com duas folhas verdadeiras e duas folhas cotiledonares 

Plantio

As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em sementeiras, vasos pequenos ou outros recipientes, com as mudas sendo transplantadas quando tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes podem ser semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação geralmente é rápida, ocorrendo normalmente em 4 a 10 dias.
O espaçamento recomendado pode ser de 15 a 20 cm entre as plantas. Para colher plantas jovens inteiras, com cerca de 10 cm de altura, o espaçamento pode ser de 5 cm entre as plantas. A komatsuna também pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras.



Muda de komatsuna vermelha com duas folhas cotiledonares 

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.



As folhas da komatsuna podem ser consumidas em qualquer estágio de desenvolvimento. As folhas podem ser colhidas individualmente ou a planta pode ser cortada ou arrancada inteira.

Colheita

A colheita da komatsuna pode ser feita a qualquer momento, mas o ideal é que as plantas atinjam pelo menos 10 cm de altura antes da colheita, o que ocorre geralmente entre 30 e 60 dias após o plantio.
A colheita pode ser feita arrancando a planta inteira ou cortando a planta a uma altura de aproximadamente 2 ou 3 cm do solo, o que permite que a planta rebrote e uma nova colheita seja realizada (geralmente é possível fazer três colheitas). Para consumo próprio, as folhas podem ser colhidas quando necessário, cortando o pecíolo (o talo da folha) próximo a base da planta. Neste caso é possível colher folhas por vários meses.

Komatsuna com frango

  • 2 colheres de maionese
  • 1 peito de frango picado (pode ser menos, achei que ficou com muita carne)
  • 1/4 de cebola
  • 1 pacotinho de cogumelos
  • 1 maço de komatsuna picado grosso
  • sal e pimenta
  1. Em uma frigideira coloque a maionese e refogue o peito de frango já temperado com sal pimenta e alho, acrescente a cebola em fatias e depois o cogumelo, acerte o sal e pimenta, quando tudo estiver cozido acrescente a komatsuna, daí é rapidinho, desligue o fogo quando ela murchar.
  2. Esse refogado junta bastante líquido, eu não gosto muito, por isso passei por um escorredor.
  3. Decore com maionese.


Suco de Banana , Abacaxi e Komatsuna


Ingredientes

  • 1 banana
  • 1/4 de abacaxi pequeno
  • 1 ramo de komatsuna
  • 1 copo de agua
  • gelo a gosto

Instruções de preparo

bata tudo no liquidificador e despeje num copo com gelo.
tsuna eh essa verdura ai da foto,nao sei o nome em portugues....embora se pareca com salsao ela tem um gostinho mei amargo que lembra o espinafre,mas nao chega a ser tao amargo como o espinafre.

  1. Couve-Japonesa
    Hortaliça
  2. Informações nutricionais

    Quantidade por 
    Calorias 22
  3. Lípido 0,3 g
    Gordura saturada 0 g
    Gordura poliinsaturada 0,1 g
    Gordura monoinsaturada 0,1 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 21 mg
    Potássio 449 mg
    Carboidrato 3,9 g
    Fibra dietética 2,8 g
    Proteína 2,2 g
    Vitamina A9.900 IUVitamina C130 mg
    Cálcio210 mgFerro1,5 mg
    Vitamina D0 IUVitamina B60,2 mg
    Vitamina B120 µgMagnésio11 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE