google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Tomate sem Resíduo de Agrotóxico

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Tomate sem Resíduo de Agrotóxico




A Embrapa Solos conseguiu pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá (região noroeste do estado do Rio de Janeiro). As análises, feitas pela FIOCRUZ comprovaram a pureza do tomate. O sistema de produção chama-se Tomatec.

“O Tomatec envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto, foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas (MIP) e ensacolamento da penca de tomate”, diz o pequisador da Embrapa Solos e líder do projeto José Ronaldo Macedo.


As ações de MIP e de ensacolamento da penca do tomate produzem um tomate isento de agrotóxico, pois houve redução do uso do mesmo devido ao MIP e a proteção física do saco, evitando o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. A fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate.

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPD) promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo. O Tomatec produz um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporcionará ao produtor receber melhor preço pelo seu produto. Vale lembrar que, ao lado das culturas da batata, mamão e morango, a do tomate é uma das que apresenta maior resíduo de agrotóxico.


Parceria entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) e o Supermercado Zona Sul vai levar às prateleiras cariocas, a partir de agosto, o Tomatec, o tomate sem resíduo de agrotóxico.

O Tomatec surge como uma nova opção para o consumidor carioca, unindo dois aspectos: é mais saudável porque o tomate chega ao consumidor livre de resíduos de agrotóxicos, conforme foi comprovado por exames dos frutos em laboratórios da Fiocruz, e atende questões de segurança alimentar, devido a maior oferta durante todo o ano.
O acordo firmado entre a Embrapa e a Rede Zona Sul diz que todo tomate disponível no supermercado será  do tipo italiano (muito usado em saladas e com ótima aceitação em restaurantes), produzido com a tecnologia Tomatec. Essa produção é orientada pela Embrapa Solos.
"Só no município de São Sebastião do Alto, localizado na Região Serrana fluminense, a pouco mais de 200 quilômetros da capital, temos mais de 13 mil pés de Tomatec", conta o pesquisador da Embrapa Solos José Ronaldo Macedo. "Pretendemos fornecer três toneladas por semana ao Zona Sul, pois em breve cultivaremos o Tomatec também em Nova Friburgo, Bom Jardim, Trajano de Moraes e Tanguá", afirma o cientista.

Dia de Campo e Produção

Quem quiser conhecer o Tomatec de perto poderá participar do dia de campo que acontecerá em São Sebastião do Alto, no dia primeiro de agosto (sábado). Basta se inscrever pelo telefone (21) 2179-4507.
O Tomatec envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas (MIP) e a proteção física do fruto por meio do ensacolamento das pencas de tomate com papel do tipo granapel.
As ações de MIP e de ensacamento das pencas do tomate produzem um fruto isento de agrotóxico, pois o uso deste produto é reduzido devido ao MIP e à proteção física do saco, que evita o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. Por sua vez, a fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate. Já o sistema de plantio direto na palhada promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.
O sistema de produção do Tomatec produz um fruto limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que permite ao produtor obter melhor preço pelo produto no momento da comercialização.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE