google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Ervilha-de-cheiro - Lathyrus odoratus

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ervilha-de-cheiro - Lathyrus odoratus


  • Nome Científico: Lathyrus odoratus
  • Nome Popular: Ervilha-de-cheiro, ervilha-doce, ervilheira-de-cheiro
  • Família: Fabaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa
  • Ciclo de Vida: Anual
A ervilha-de-cheiro é uma trepadeira anual de inverno. Ela apresenta caule herbáceo, áspero e ascendente por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas compostas. Suas flores são muito vistosas, perfumadas, solitárias e podem ser de cores e matizes variados, com degradés e combinações entre o azul, branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Após a polinização formam-se vagens curtas, com sementes semelhantes a ervilhas, porém venenosas.
A ervilha-de-cheiro é uma excelente trepadeira para pequenos suportes, como treliças e até mesmo cercas. Sua altura não ultrapassa os dois metros. Ela é apropriada para esconder momentaneamente entulhos, arbustos caducos e outras estruturas pouco aprazíveis no jardim. A floração ocorre na primavera e verão. Seus ramos floridos também podem ser colhidos para a confecção de buquês e arranjos florais perfumados. Há inúmeras variedades de ervilha-de-cheiro disponíveis, para diferentes gostos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia as temperaturas amenas, desenvolvendo-se melhor sob clima subtropical e mediterrâneo. Não tolera o calor forte ou geadas. Adubações freqüentes estimulam intensas florações. Quando a planta parar de produzir flores, ela já está no final do seu ciclo e pode ser removida dos canteiros. Multiplica-se facilmente por sementes, postas a germinar no outono, em canteiros definitivos.



Trepadeira anual de inverno, a ervilha de cheiro possui flores vistosas e muito perfumadas que formam lindos maciços ou bordaduras. As cores são variadas, com degrades e combinações entre o azul, branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Logo após a polinização, a planta forma vagens curtas, com sementes semelhantes a ervilhas, porém venenosas.
A espécie também é indicada para trepadeiras de pequenos suportes, podendo ser apoiada em treliças ou cercas. Sua altura não ultrapassa dois metros. A floração ocorre na primavera e no verão e os ramos podem ser colhidos para formar buquês e arranjos florais.
A ervilha de cheiro precisa ser cultivada em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Condições de sol: pleno. A planta aprecia temperaturas amenas, mas desenvolve-se melhor em clima subtropical e mediterrâneo. Não tolera muito calor ou muito frio, especialmente com geadas.

Multiplica-se facilmente por sementes. A adubação freqüente estimula floração intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE