google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Alho na Culinária

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alho na Culinária



É infinita a utilização do alho na culinária. Veremos aqui, resumidamente como escolher, armazenar, preparar e cozinhar com o alho.

Como Comprar: As cabeças de alho devem ser redondas, formes e cheias, e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujo dentes estejam soltos, moles e murchos.

Como armazenar: Embora sejam decorativas e bonitas, as réstias de alho não devem ficar muito tempo penduradas na cozinha, pois correm o risco de secar sobrando apenas cascas. Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar. Uma boa maneira de armazenar uma cabeça de alho inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica com orifícios para a ventilação. Desde que tomados os devidos cuidados na compra, é possível armazená-lo por até um mês. Se as condições do ambiente forem adequadas pode chegar até dois meses. Outra forma de armazenamento é esmagar o alho e colocá-lo num vidro bem limpo e seco na geladeira. Grandes quantidades de dentes de alho, podem ser descascados e guardados com óleo num vidro na geladeira ou congelado. Nunca consuma alho guardado em óleo fora da geladeira, pois em temperatura ambiente ele pode desenvolver bactérias nocivas à saúde, sendo uma grande fonte para o botulismo. Outra forma para armazená-lo seria picá-lo ou triturá-lo e secá-lo. Existem muitos produtoas à venda no mercado, onde encontramos o alho já pronto para ser utilizado, porém para obter melhores resultado recomendamos apenas o alho fresco.
Como preparar: Existem muitas formas de preparar o alho, mas primeiro é necessário descascá-lo. Para descascar o alho é necessário somente, dar uma leve pancada com a parte achatada da faca sobre o alho, assim a sua casca sai mais facilmente. Para descascar grande quantidades, cubra os dentes com um pano de prato e de pancadinhas com uma panela pesada. Também é possível cortar as pontas dos dentes e descascar um por um. As vezes é necessário manter intacta a forma do alho, para isso existe um descascador de alho. Existem pessoas que aquecem o alho no microondas por um minuto, sua casca sai facilmente, mas o alho perde um pouco do seu sabor. Deixar os dentes de molho na água, também ajuda a retirar a sua casa e em certas religiões, como no candomblé, o alho só pode ser descascado assim.
Para utilizar o alho em suas receitas, você pode picá-lo, amassá-lo, fatiá-lo, cortá-lo em pedaçõs, ralar em ralador e até utilizá-lo inteiro. O dente inteiro deixa um sabor mais suave. Fatiado ou picado o seu sabor fica mais presente e amassado fica mais forte, devido a liberação da alicina.
Como utilizar: O aroma do alho é um dos mais exitantes da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato. O erro mais comum é cozinhar o alho em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Quando for saltear, fritar ou refogar o alho, deve se tomar sempre bastante cuidado para o alho não queimar.
Dar uma fervura no alho, preserva a sua forma e o sabor fica mais delicado. Nesse caso não é necessário tirar a casca, pois ela sairá facilmente e se quiser fazer um purê de alho é só continuar o cozimento até que os dentes estejam bem macios para serem amassados.
Assar o alho no forno é uma forma de potencializar o seu sabor e aroma e dar uma cor de caramelo ao alho (forma mais utilizada para fazer bruschettas). Você também, pode assar o alho com aguá, assim ele será cozinhado ao mesmo tempo e terá um resultado com sabor mais ameno.
Outra forma de utilizar o alho seria grelhando-o: grelhar os dois lados do dente, virando quando um dos lados estiver marrom. Usar como se fosse assado, mas o sabor fica mais marcante.
O alho também é utilizado para fazer a Vinha D’alho, mais conhecida como marinada e que tem a finalidade de conservar e dar gosto especial a certos tipos de carne.
Para não ficar com cheiro de alho: Para evitar ficar com cheiro de alho nas mãos, algumas pessoas esfregam as mãos no sal, no limão ou na salsa. Dizem que esfregar as mãos nas costas de uma colher de metal também adianta, mas existem um utensílio de metal, á venda em mercados, que promete tirar o cheiro de alho das mãos e parece funcionar. Também, existem sabonetes que ajudam a tirar o cheiro.
Para não ficar com bafo de alho, recomenda-se chupar limão ou cravos da índia, mascar uma semente de anis ou um raminho de salsa, beber um copo de vinho ou de extrato de clorofila. Mas a melhor solução seria oferecer alho às pessoas a sua volta, assim ninguém notará o cheiro.

SEU ODOR: 


Seu odor forte "ofende" só a quem não come e fica perto de quem come... Portanto, para os que gostam de comer alho e cozinhar com alho, sugerimos alguns truques:
- mastigar salsa ou qualquer espécie verde que contenha muita clorofila para manter o hálito fresco 
- os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho 
- beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados 
- esfregar bem as mãos com sal e limão e lavá-las em água fria, tira o cheiro forte das mãos de quem está cozinhando 


COMO COMPRAR, CONSERVAR E PREPARAR:


COMPRAR: 
Não compre nunca mais do que necessite por uma semana. Não importa que sejam brancos ou rosados: o sabor deste último pode ser um pouco mais suave.



CONSERVAR: 
Guarde-os em lugar seco, ventilado e não muito quente. Na geladeira, perdem o aroma! Para conservá-los por mais tempo, deve pelar os dentes, colocá-los num vidro e cobri-los com azeite. Deste modo, parte do aroma dos alhos será absorvido pelo azeite e logo poderá usar os dois em conjunto, por exemplo, para temperar uma salada.




Receitas com alho:


1)Spaghetti ao alho e óleo: (Para 4 pessoas):


Ingredientes: 

300 g do espaguete; 
4 dentes de alho; 
1 pimenta vermelha; 
1/2 copo de azeite extra virgem, 
Sal; 
Salsa; 
Água abundante.

· Ferver a água, adicionar a massa e salgar. 

· Quando a pasta ficar cozida, “al dente”, esquentar o azeite em uma frigideira. Fritar no fogo médio a pimenta, a qual você terá picada e removido as sementes. Juntar os dentes de alho fatiados e sem a casca. Atenção para não escurecer o alho, isso o tornaria amargo: deve somente ficar dourado. 
· Escoar a massa “al dente” e temperar com o preparo da frigideira sobre o fogão. 
· Servir o spaghetti bem quente em pratos profundos, pré-aquecido e com um pouco de salsa picadinha.




2) Pasta de alho


Ingredientes:
5 dentes de alho; 

1 ricota fresca; 
1 tablete de margarina; 
1 copo americano de leite fervendo; 
Sal e pimenta a gosto.

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar à geladeira em pote fechado. 

Servir com pão, broa, biscoito, bolacha, torta, arroz, mandioca cozida, com o que você quiser, a qualquer hora.




3) “Bagna Cauda”

Ingredientes:
20 gr de manteiga; 

Legumes e Hortaliças tradicionais piemonteses; 
2 ou 3 anchovas, para cada comensal; 
2 ou 3 dentes de alho, para cada comensal; 
Azeite

Existem algumas indicações, para poder saborear a autentica "Bagna Caoda", que não a afaste das tradições antigas dos camponeses e satisfaz ao mesmo tempo o sabor do ensopar as hortaliças na salsa e no alho. 

Detalhe: escolher com atenção os ingredientes: as anchovas devem ser "anchovas vermelhas de Espanha", lavada dentro d’água e vinho, secada e tirada as espinhas. Juntar as anchovas, o alho, sem a peça do verde do centro, cortado fino e, à escolha, para descansar na água fria por certas horas, ao fim de diminuir o sabor; o óleo deve ser extra virgem de azeitona. 
Em uma caçarola de terracota, colocar o alho cortado fino e seco, com pouco de óleo e a manteiga, e cozinhar por 30 minutos, com colher de madeira. O alho terá que derreter-se, dando forma a um creme homogênea branca e macia; a isto junta mais óleo e as anchovas ao molho cozinhando lentamente, até ao desaparecer das anchovas, no amálgama com o alho. Curado particular, terá que ser a cocção, a fim obter um “Bagna Caòda” vigoroso e digeri bile. 
Será obtido nesta maneira, um molho denso e perfumado, de cor claramente marrom. 
As hortaliças tradicionais que acompanha o prato, não têm que ser aromáticas (aipo, funcho ou rabanete). 
Serão escolhidos conseqüentemente, pimentão, cru e assados, couve-flor, repolhos verdes, corações de salada, alho poró, cebolinhas, beterrabas cozinhadas no forno, couves-flor fervidas, e cebolas. 
No final, usa-se a batata branca fervida com a casca, maçãs, fatias de abóbora assadas ou fritas, fatias de polenta mornas, assadas ou fritas. 
Espetar os legumes e mergulha-los no molho (como um foundue).



2 comentários:

  1. Olá Carlos! ótima a sua Página!
    Grato por estar como parceiro aqui!
    também estou te colocando.
    Adriano.

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE