google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Novas Variedades de Tomate

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Novas Variedades de Tomate


A nova cultivar apresenta ciclo médio, porte do tipo “meia-estaca”, e potencial produtivo de até 480 caixas de 25 quilos por mil plantas.
Considerado um dos mais importantes do mercado brasileiro, o segmento do tomate tipo salada ganhou mais um integrante com o lançamento, pela unidade Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do BRS Imigrante, híbrido F1 para consumo in natura. Lançado na primeira quinzena de janeiro, o híbrido apresenta tolerância às principais espécies de begomovírus (geminivírus) e resistência às três raças do fungo Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici . “O BRS Imigrante é um dos primeiros híbridos de tomate que combina tolerância contra os geminivírus e o fusarium raça 3”, assinala o pesquisador Leonardo Boiteux, que coordena o Programa de Melhoramento de Tomate da Unidade Hortaliças da Embrapa.
Boiteux explica que os passos iniciais do projeto de pesquisa foram conduzidos “em caráter emergencial”, a partir de uma demanda de produtores do Espírito Santo. Segundo ele, até 2005 só existiam no País duas raças do fungo fusarium, que eram facilmente controladas com variedades resistentes. O cenário mudou drasticamente com a identificação de uma grande ameaça: a presença de uma nova raça do fungo ainda não detectada no Brasil. Essa raça (denominada raça 3) foi inicialmente percebida no município de Venda Nova do Imigrante (ES). Hoje, a doença se encontra espalhada pelos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e todas as variedades de tomate líderes de mercado se mostraram extremamente suscetíveis à doença.
O enfrentamento da terceira raça do fungo foi conduzido em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “O instituto tem sido um grande e importante aliado da Embrapa Hortaliças e não foi diferente nos trabalhos de pesquisa para a identificação da doença e para a validação do BRS Imigrante”, sublinha Boiteux. “O híbrido apresentou níveis elevados de resistência em todos os ensaios conduzidos em áreas contaminadas no Espírito Santo e em Minas Gerais”, registra Helcio Costa, pesquisador do Incaper que participou da equipe de desenvolvimento do híbrido.
O BRS Imigrante também se destaca pela firmeza e tamanho dos frutos, pelo sabor adocicado (4.5°brix) e pela durabilidade pós-colheita. “Normalmente, os tomates com alta resistência ao fusarium raça 3 apresentam frutos moles e com reduzida vida pós-colheita. No entanto, isso não ocorre com o BRS Imigrante”, ressalta Boiteux.

Tomate (Mini) Híbrido Red Petit

Híbrido de mini-tomate alongado, frutos com formatos de mini-saladete, peso médio de 40 gramas, coloração vermelho intenso, quando maduros e ótimo sabor. As plantas são de crecimento indeterminado, ótima produtividade e bom vigor de planta. Reistências: ToMV, F1.


Tomate (Mini) Híbrido Red Sugar

Híbrido de mini tomate tipo alongado ovalado, com frutos vermelhos brilhantes, ótimo sabor, alta produtividade e peso médio de 20 gramas. A simetria dos frutos ao longo da penca confere um excelente visual para ser comercializado em pencas. Resistências: ToMV, V, F2,N.


Tomate (Mini) Híbrido Renata

Híbrido de mini tomate longa vida com crescimento indeterminado. Os frutos são de sabor suave, peso médio de 18 gramas e excelente aceitação no mercado. Indicado para ser colhido em pencas


Tomate (Mini) Híbrido Sindy

Híbrido Longa Vida de mini tomates, de frutos redondos, coloração vermelho brilhante, peso médio por fruto de 20 gramas, ótimo sabor alta produtividade e uniformidade ao longo da colheita. Destaca-se pelo grande vigor da planta, resistência à doenças unido ao baixo índica de frutos rachados e alta durabilidade pós colheita, mesmo quando colhido maduro. Resistências: ToMV, V, F2, N, C5.


Tomate Híbrido Amarelo Gold Boss

Cultivar de tomate para produção em ambiente protegido, com frutos de coloração amarelo intenso e peso médio de 75 gramas destinado para colheita individual ou em pencas. Resistências: ToMV, C5, V,F2.


Tomate Híbrido Cocktail Red Vine

Híbrido de mini tomate cocktail com frutos globulares de coloração vermelho intenso, uniformes, peso médio de 50 gramas, com sépalas em formato de estrela proporcionando excelente aspecto visual. Resistências: ToMV, V, F2.


Tomate Híbrido Determinado Delícia

Tomate híbrido de crescimento determinado (meia estaca), frutos padrão Santa Clara, multiloculares, firmes coloração interna rosa avermelhada, pouco ácido e sabor inigualável. Destaca-se por apresentar redução de custos de produção sob sistema de condução em meia estaca, sem necessidade de desbrota e amarrios freqüentes. Resistências: ToMV, V, F2,N.


Tomate Híbrido Determinado Reference

Tomate tipo Beefsteak, peso médio de frutos de 350 gramas, multiloculares, excelente sabor e formeza pós-colheita. É um tomate caqui do tipo Longa-Vida (Long Shelf Life), referência no mercado de tomates para salada, plantas de crescimento determinado vigoroso, podendo ser conduzindo tanto em campo como em ambiente protegido. As plantas podem ser conduzidas com 2 hastes. Resistências: ToMV, V, F2, N.

Tomate Híbrido Infinity

Tomate híbrido crescimento indeterminado, vigoroso e com resistência ao geminivírus transmitido pela mosca branca. Os frutos são de formato achatado, firmes, uniformes em formato e tamanho. Resistências: ToMV, V, F2, e Ty.


Tomate Híbrido Laranja Debbie

Cultivar de tomate com planta de crescimento indeterminado, para cindução em ambiente protegido. Os frutos são de coloração laranja intensa e peso médio ao redor de 100 gramas. Destinado a colheita individual ou em pencas. Resistência: ToMV, V, F2, C5, N.


Tomate Híbrido Longa Vida Valiente

Híbrido de tomate longa vida com resistência ao nematóide formador de galhas nas raízes. Apresenta plantas de crescimento indeterminado, vigorosa, excelente uniformidade de frutos até o ponteiro. Os frutos são firmes com peso médio 200 g. Resistências: ToMV, V, F2, N.


Tomate Híbrido Rosado Paradise

Híbrido de coloração rosa formato tipo "Caqui", excelente sabor e aspecto visual. As plantas apresentam facilidade de condução, formação de frutos uniformes e seqüenciais, com peso médio de 280 gramas por fruto. Resistências: ToMV, V, F2, C5.


Tomate Híbrido Saladete DRW3410

Tomate híbrido do tipo italiano, crescimento inderminado, altamente produtivo, precoce e pencas uniformes ao longo da colheita. Destaca-se pelo ótimo sabor. Resistência: ToMV, V, F2,N.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE