google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Açafrão, Plantas Que Curam

domingo, 16 de agosto de 2015

Açafrão, Plantas Que Curam


Açafrão

Nomes populares: 

açafrão, cúrcuma, açafrão-brasileiro, gengibre amarelo

Nome científico: 

Curcuma longa

Família: 

Zingiberceae

De origem asiática, esta espécie aromática de flores amarelas e grandes folhas, recebe o nome de açafrão, o que pode confundir com o verdadeiro (Crocus sativus). Este último é condimento obtido das flores e é de rara ocorrência no Brasil. Por secar a parte aérea, muitas pessoas são enganadas, achando que a planta morreu, só que a parte radicular continua viva, brotando posteriormente. O seu rizoma de coloração laranja pode atingir até 10 cm de comprimento e além de seu uso principal como corante nos alimentos, na fitoterapia é utilizado como digestivo, contra prisão de ventre e até contra veneno de cobra. Seus princípios ativos pertencem ao grupo dos óleos essenciais e uma subst6ancia denominada curcumina. Também possui atividade antiinflamatória. A sua colheita ocorre quando a parte aérea seca.

Antes de mais nada, vamos esclarecer um detalhe importante: açafrão-da-terra não é a mesma coisa que o açafrão de pistilos da planta, tão comum na culinária espanhola.
E hoje vamos falar dos benefícios do açafrão-da-terra, também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, que vem da mesma família do gengibre - é tão parecido que é chamado também de gengibre amarelo - e é o principal ingrediente do famoso curry indiano.
A lista de propriedades medicinais é tão grande que vale muito a pena ter este tempero amarelo brilhante entre os temperos da sua cozinha. Uma pitada de açafrão no arroz, no feijão e em qualquer prato com molho dá um colorido e uma sabor a mais.


Anti tudo que é ruim

Potente antiinflamatório, o açafrão-da-terra também tem ação analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica - por isso é usado comoalimento medicinal para todas idades, tanto para tratar dores crônicas quanto resfriados seja em crianças, adultos ou idosos.
Aliás, é exatamente sua propriedade antiinflamatória e antioxidante que torna a cúrcuma eficiente também na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, pois ajuda na remoção da placas que se formam no cérebro, características da doença.

Digestão e fígado saudáveis

Outro destaque são as propriedades digestivas e ativadoras das funções hepáticas deste tempero.
Não a toa é considerado um poderoso remédio na medicina Ayurvédica, onde pode ser usado para equilibrar os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha). Na Nutrição Ayurvédica, age como antídoto natural: equilibra o efeito excessivamente picante da pimenta durante a digestão (mas tirar o ardido), aquece os pratos mais frios e deixa mais leves os pratos pesados.

Receita de uso medicinal

Além de usar o açafrão-da-terra da forma mais comum, como tempero em pó, separei para vocês uma receita com açafrão-da-terra de origem ayurvédica para usar a cúrcuma de forma mais medicinal:

Chá de açafrão para gripes e resfriados

Ingredientes:

  • 1 pitada de açafrão-da-terra
  • 1 xícara de leite (de vaca, cabra ou amêndoas)
  • 1 pitada de açúcar mascavo ou demerara

Modo de preparo:

Ferva o leite com o açafrão e o açúcar, deixe esfriar um pouco e beba pelo menos 2 vezes por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE