terça-feira, 20 de julho de 2021

Cultivo do Tamarilho (tamarillo)


Ficha técnica do tamarilho

Origem: Bolívia e Peru.

Altura: Arbusto entre dois e quatro metros.

Propagação: Geralmente por sementes, menos comum por estaquia.

Plantio: Primavera e verão.

Solo: Solos profundos e férteis, bem drenados.

Clima: Prefere clima subtropical, também tolera clima temperado.

Exposição: Sol pleno.

Colheita: Geralmente no outono e parte do inverno.

Manutenção: Regas, mondas, controlo de pragas.

Cultivo e colheita

O tamarilho é um fruto que cresce bem em climas subtropicais, mas também nalgumas zonas temperadas.

Em Portugal, as zonas mais propícias para o seu crescimento são a Madeira, os Açores e o Algarve.

Ao redor do mundo, além da sua zona de origem, o tamarilho é cultivado em países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Índia (nalgumas regiões), Nepal, Butão e Estados Unidos.

A forma mais fácil de o propagar é através de sementes visto que a taxa de germinação é bastante elevada e conseguem obter-se muitas plantas.

Também pode ser feita a partir de estacas, mas é menos comum.

Em Portugal, onde devem ser cultivados em zonas de pleno sol, abrigadas dos ventos e sem geadas, tendem a perder as folhas no inverno, voltando a ter rebentos na primavera.

É uma planta de crescimento rápido, cuja longevidade costuma rondar os 12 anos, não dura muito. Os tamarilhos só devem ser transplantados para o seu local definitivo com cerca de um metro de altura.

Existem tamarilhos de diversas cores. Os mais comuns nos mercados europeus são os vermelhos e púrpura, que, apesar de serem mais ácidos, são preferidos. Os amarelos e os cor de laranja têm níveis de acidez um pouco mais baixos.

A colheita costuma efetuar-se em Portugal no outono e parte do inverno. Após a colheita, os frutos aguentam-se cerca de dez semanas, ou seja, é uma fruta com potencial para comercialização.



Manutenção

Antes da plantação, convém considerar que é uma planta que necessita de estar protegida dos ventos, pois o seu sistema de raízes é frágil e não permite que a planta aguente ventos fortes.

Este sistema de raízes superficial faz com que não se possa sachar em profundidade, logo a monda deve ser manual e feita cuidadosamente.

Pode ainda usar cobertura de aparas de madeira ou de palha, entre outras, poderá evitar o aparecimento de ervas indesejáveis e ajudar a manter a humidade.

Isto também é importante porque os tamarilhos são pouco resistentes à seca, necessitam de ser regados com frequência nos meses de menor precipitação. A falta de rega poderá levar à morte da planta ou à infestação de pragas.

A fertilização da planta deverá distribuir-se ao longo do ano, com foco na primavera e no verão. As podas estimulam a produção, a limpar os ramos mortos e a controlar a forma e a altura do arbusto.

Pragas e doenças

Tal como outras plantas do género Solanum, esta espécie é sensível a pragas, especialmente a mosca-branca e os afídeos. Devemos estar atentos, para podermos combatê-las logo desde o início e evitarmos grandes infestações descontroladas.

É uma planta que apanha com facilidade doenças que afetam o tomateiro, como o míldio, nemátodos ou vírus. Não se deve por isso plantá-lo junto de tomateiros, mas numa zona do jardim ou quintal mais afastada.

Existem vários métodos biológicos para controlo de pragas e vírus, que poderão ser utilizados no caso do tamarilho.

Propriedades e usos

Este é um fruto que apresenta boas características nutritivas aliadas a um baixo nível de calorias. É muito rico em vitaminas A e C e também em cálcio, magnésio e ferro.

O seu sabor inclina-se para o ácido, lembrando uma mistura entre o tomate e o maracujá-roxo.

Pode ser consumido cortado ao meio e retirando a polpa com uma colher ou adicionado a saladas. Também podem ser cozinhado, grelhado ou assado. Pode igualmente ser consumido sob a forma de sumo, compotas, doces e molhos.

Assim, o seu consumo ajuda a prevenir doenças cancerígenas, a controlar a tensão arterial, os níveis de colesterol, e outros benefícios para a saúde.

Tamarilho: já plantou esta árvore de fruto na sua horta?

O tamarilho, como vulgarmente é conhecido, teve origem na América do Sul, é também conhecido  como tomate-de-árvore ou tomate-maracujá.  Independentemente do nome que se dá a este fruto, é certo que a sua popularidade tem vindo a aumentar. Baixo em calorias e riquíssimo nutricionalmente, o tamarilho pode facilmente ocupar um espaço muito especial na sua horta.


Tamarilho: tudo o que deve saber sobre esta árvore de fruto

Os tamarilhos cujo nome científico é  Solanum betaceum,  consistem em pequenas árvores de fruto que não atingem mais de 5 metros de altura e que pertendem à família das solanáceas (tomateiros, batateiras, beringelas, physalis, entre outras). No que diz respeito às variedades destas árvores de fruto, existem variedades de  de fruto amarelo e de fruto vermelho, que são as mais populares.

Esteticamente,  frutos são parecidos com o tomate, caracterizando-se por terem forma oval e pontiaguda. O sabor dos tamarilhos também é marcante: agridoce. Pode consumi-los de diversas formas: em fresco, em sobremesas, sumos e compotas. Na ilha da Madeira, por exemplo, são utilizados na preparação da tão famosa bebida, a poncha.

Como obter esta planta?

Pode adquirir esta árvore de fruto num viveiro (já pronta a plantar) ou pode propagar este fruto por semente ou por estaca.

Caso opte pela sementeira, deve fazer o seguinte:

Remova as sementes do fruto, lave-as e colocando-as em vasos.

Misture um pouco de areia na sua terra ou compre um substrato adequado para este tipo de árvores. Caso opte pelo substrato, garanta que este esteja sempre húmido.

Depois de proceder à sementeira, coloque os vasos num local abrigado e com temperaturas amenas.

Caso opte pela multiplicação por estaca, deve fazê-la pela Primavera, enraizando os rebentos jovens, com cerca de 20-30cm de comprimento. Estes rebentos devem ser tratados de forma especial. Para induzir o seu enraizamento, coloque um pó ou gel de enraizamento, que pode ser comprado em qualquer  loja da especialidade.  Depois desta procedimento, deve manter as  estacas em vasos com o mesmo tipo de substrato que escolher na operação anterior e colocá-las em local abrigado.

Como plantar tamarilho na sua horta ou pomar

Antes de plantar esta árvore de fruto na sua horta ou pomar, deve ter em atenção que estas plantas têm um crescimento muito rápido.

No entanto, estas árvores de fruto, devem apenas ser transferidas para o local definitivo quanto atingem cerca de 1 metro de altura, e por altura da Primavera.

Antes de plantar esta árvore de fruto, faça uma cova com cerca de 40-50cm de profundidade, podendo nesta altura incorporar o composto proveniente da compostagem, caso esta situação se aplique.

Depois de colocar a planta na cova, tape-a, regando o solo  logo de seguida.  Um boa ideia que pode adotar será colocar folhas secas em redor da planta, auxiliando desta forma a proteger a planta, mantendo o solo húmido (que é essencial).

Cuidados essenciais que deve ter com esta árvore de fruto

Rega

Tente regar de forma frequente para garantir que o solo fica sempre húmido, mas evite que este encharque! Por altura da Primavera,  faça uma poda para eliminar ramos secos e doentes e promover o crescimento de ramos laterais ( evitando que a árvore cresça em demasia).

Colheita

A altura ótima para colher estes frutos na sua horta ou pomar é  entre os meses de Novembro e Março. Quantos estes frutos apresentam uma cor uniforme e um pouco moles ao toque, estão no ponto!



Os  benefícios do tamarillo

  O Tamarillo possui possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças no corpo. O Tamarillo também contém uma variedade de benefícios que ajudam em diversos problemas de saúde. Consuma essa fruta regularmente para aproveitar seus benefícios.

 O Tamarillo cresce em arbustos ou árvores pequenas. Tamarillo é normalmente conhecido como tomates de árvore, devido à sua cor Laranja, Amarelo e Vermelho. São cerca de 2 a 4 polegadas de comprimento e têm um sabor acetoso. O Tamarillo é rico em ferro e vitaminas e tem pouca quantidade de calorias. Tamarillo contém vitamina A que é essencial para uma visão saudável, pele, ossos e outros tecidos no corpo. A vitamina A também funciona como antioxidante que resiste ao dano celular e tem vários outros benefícios também. Tamarillo contém Beta-Caroteno, que também é conhecido como pró-Vitamina A.

Então, confira os  benefícios do tamarillo :

  Para Melhorar o Sistema Imunológico: Tamarillo contém grandes quantidades de vitamina C. A vitamina C pode prevenir deficiências do sistema imunológico, doenças cardiovasculares e doenças oculares. A vitamina C também é recomendada para prevenção de problemas de saúde pré-natal e para uma pele saudável.

  Antioxidantes: A vitamina E é importante por suas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes removem os compostos instáveis, evitando danos celulares. A vitamina E também reduz o colesterol e previne o câncer.

  Auxilio do Metabolismo: Tamarillo é uma fonte média de vitamina B e complexo B. Essas vitaminas regem o metabolismo corporal que converte os alimentos em nutrientes requeridos pelos tecidos e órgãos. Com a quantidade adequada de alimentos e vitaminas B, você permanecerá energizado.

  Para Reduzir o Peso: Para aqueles conscientes sobre seu peso, ou aqueles que querem perder algum peso, o Tamarillo serve de grande ajuda para reduzir o peso de modo eficiente e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE