google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: PANCS: Serralha (Sonchus oleraceus)

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

PANCS: Serralha (Sonchus oleraceus)

 

Serralha (Sonchus oleraceus)

Folhosa de porte ereto que atinge na fase adulta até 1,20 m de altura. Apresenta folhas verdes, recortadas ou serrilhadas, e flores amarelas. É extremamente rústica e adaptada em todo o território nacional, sendo muitas vezes considerada planta infestante nas lavouras convencionais. Já fez parte da tradição alimentar do interior do Brasil, observando-se nos últimos anos interesse crescente pelo seu paladar e por suas propriedades nutracêuticas.

Nomes comuns – serralha e chicória-brava.

Família botânica – Asteraceae, a mesma da alface.

Origem – Europa.

Variedades – As variedades são mantidas pelos agricultores que a utilizam empiricamente, havendo plantas de portes diferentes e com folhas mais ou menos repicadas, sendo mais comum o uso de plantas espontâneas. Existem variedades de flores vermelhas, a falsa-serralha (Emilia fosbergii e E. sonchifolius), que também são comestíveis, porém apresentam geralmente florescimento muito precoce, o que prejudica o paladar.

Clima e solo – A cultura apresenta melhor desenvolvimento em condições de clima ameno. Temperaturas baixas e dias curtos inviabilizam seu cultivo. Em regiões propícias ao seu desenvolvimento, a serralha ocorre naturalmente por meio de sementes disseminadas pelo terreno. É planta pouco exigente quanto à fertilidade do solo. Apresenta melhor desenvolvimento em solos areno-argilosos, com bom teor de matéria orgânica e boa drenagem.

Preparo do solo – Após as atividades de aração e gradagem, efetua-se o encanteiramento. Os canteiros devem ser semelhantes aos utilizados para alface, com 1,0 a 1,2 m de largura por 0,1 a 0,2 m de altura. Entretanto, cabe ressaltar que o manejo de plantas espontâneas ainda é mais comum que o plantio propriamente dito.

Calagem e adubação – A serralha é extremamente rústica, mas objetivando-se produzir folhas mais graúdas, deve-se efetuar a correção do solo com base na análise de solo, aplicando calcário de modo a atingir pH entre 5,5 e 6,0. Devido a suas características, recomenda-se somente a correção do solo e a utilização de composto orgânico, na dose de até 3,0 kg/m2 de canteiro, conforme os teores de matéria orgânica no solo.

Plantio – A serralha pode ser semeada em sementeiras ou em bandejas na profundidade de 0,5 cm, germinando em até 15 dias. As mudas são transplantadas quando atingem de 7 a 10 cm de altura no espaçamento de 0,3 x 0,3 m. Entretanto, cabe ressaltar que o manejo de plantas espontâneas ainda é mais comum que o plantio propriamente dito. Pode ser plantada o ano todo em regiões de clima ameno, com altitude superior a 500 m, desde que se efetue a irrigação em períodos secos. Em regiões muito quentes, aconselha-se plantar no período de março a junho.

Tratos culturais – São recomendadas capinas manuais e irrigações quando necessárias. A serralha é pouco atacada por pragas, ocorrendo incidência esporádica de pragas desfolhadoras (vaquinhas e idiamins). Quanto a doenças, raramente se observa a ocorrência oídio (Oidium spp.) e de manchas bacterianas nas folhas.

Colheita e pós-colheita – Inicia-se a colheita 50 a 60 dias após a semeadura, quando as folhas estão bem desenvolvidas e ainda tenras. É feita pelo destaque das folhas mais velhas em sucessivas colheitas ou pelo corte da planta inteira previamente à floração. As folhas são selecionadas, eliminando defeitos, e lavadas em água corrente. Os maços, formados após a retirada do excesso de umidade, são colocados em caixas plásticas e o transporte, como o de todas as folhosas, deve ser cuidadoso e de preferência em ambiente refrigerado. Pode produzir 3 a 5 maços/m2 com cerca de 200 g em até 3 cortes, rendendo até 2,5 kg/m2. A serralha apresenta sabor amargo característico e é consumida refogada, em omeletes, massas e saladas. Esta folhosa vem despertando o interesse da alta gastronomia que utiliza até o talo cozido com açúcar.

Figuras 91 e 92: Serralha, no campo e em maço

Figura 93: Falsa-serralha, de flores vermelhas



Um comentário:

  1. Boa noite, teria as referencias dos tratos culturais por favor?

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE