google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultura da Azedinha (Rumex acetosa)

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Cultura da Azedinha (Rumex acetosa)


Em outubro passado, foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o Manual de Hortaliças Não Convencionais, material elaborado por profissionais de várias instituições de pesquisas e desenvolvimento do país com o objetivo de incentivar a demanda de hortaliças e variedades locais. Cultivados em boa parte por agricultores familiares em pequenas áreas e para consumo próprio, esses alimentos ainda podem gerar renda ao produtor se aproveitado o apelo comercial da importância nutricional que possuem, como fonte de vitaminas, sais minerais e fibras.
Folhosa dotada de um agradável e estimulante sabor ácido, assim como o próprio nome sugere, a azedinha (Rumex acetosa) é uma das hortaliças contempladas no manual. Fresca e picada, é ótima para saladas e sucos; quando refogada, é usada para incrementar sopas e molhos. Além de ser alimento saboroso e nutritivo para a dieta do produtor, tem mercado consumidor em potencial e que pode incrementar o orçamento de quem comercializá-la.
A azedinha tem bom desenvolvimento em regiões de clima ameno, temperatura que ocorre entre os Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Desde que haja umidade, seu cultivo pode ser realizado o ano inteiro. Também são encontrados plantios esporádicos da hortaliça em áreas de altitude – acima de 1.000 metros – no Centro-Oeste. Embora não se saiba ao certo a origem da planta, há exemplares em estado silvestre na Europa e na Ásia.
Apesar de rústica e de poucas exigências, a azedinha necessita de água, por ser uma herbácea perene, sobretudo nos meses de seca. Boa condução da lavoura também se consegue com o desmembramento dos propágulos das touceiras, quando as plantas estiverem muito adensadas, e o monitoramento quanto à infestação de formigas cortadeiras, cupins e besouros desfolhadores (vaquinha e idiamim). Como é geralmente cultivada em áreas pequenas, os tratos com a hortaliça são feitos manualmente.
A azedinha atinge até 20 centímetros de altura, formando touceiras com dezenas de propágulos – estrutura que se desprende da matriz para dar origem a uma nova unidade geneticamente idêntica (clone). A seleção e a manutenção de variedades locais resultaram em pequenas modificações: folhas mais ou menos largas, diversos tons de verde e paladar diferente quanto à acidez.
Mãos à obra

INÍCIO As mudas de azedinha são, em geral, obtidas junto a agricultores familiares. Porém, como trata-se de uma planta ainda pouco difundida, há a alternativa de solicitar mudas em instituições de pesquisa e desenvolvimento que estão promovendo o cultivo de hortaliças não convencionais. Atenção à sanidade e ao vigor das mudas. Faça uma desinfestação por imersão em solução de água sanitária a 5% por um minuto. Em seguida, enxague- as com água limpa.
AMBIENTE Clima ameno é o ideal para o plantio de azedinha, que se desenvolve bem em temperaturas entre 5 ºC e 30 ºC. Acima ou abaixo desse intervalo, o crescimento da hortaliça é prejudicado, por não tolerar calor excessivo e ter as folhas reduzidas quando o frio se intensifica.
PLANTIO Bem drenado, não compactado e com bom teor de matéria orgânica deve ser o solo para o cultivo da azedinha. Para a propagação, desmembre os propágulos das touceiras e plante-os em recipientes, para depois transplantá-los, ou direto no local definitivo. O cultivo pode ser realizado em qualquer época do ano, caso seja em região onde predomina o clima ameno e haja umidade para o desenvolvimento da planta. Março a julho são os meses recomendados para o plantio de azedinha em regiões tropicais, com verão quente e inverno ameno.
ESPAÇAMENTO Mantenha de 20 a 25 centímetros de distância entre plantas, que podem ser acomodadas em canteiros semelhantes aos utilizados para o cultivo de alface, com 1 a 2 metros de largura por 10 a 15 centímetros de altura. Faça aração e gradagem do solo, além de realizar a análise para aplicação de calcário. Indica-se pH entre 5,8 e 6,3. Se for necessário corrigir a acidez, faça com pelo menos 60 dias de antecedência do plantio.
ADUBAÇÃO Como a azedinha não tem uma adubação específica, utilize pela metade a mesma destinada para o cultivo de alface. No plantio, recomenda-se até 200 quilos por hectare de P2O5; 60 quilos por hectare de K2O; 20 quilos por hectare de N; e 25 toneladas por hectare de esterco de curral curtido, ou, preferencialmente, compostado.  Recomenda-se a aplicação de 20% de K e de N no plantio e o restante parcelado mensalmente a partir da primeira colheita.
CUIDADOS Embora a azedinha não seja uma planta exigente, por ser rústica, é bom capinar e irrigar o plantio de acordo com a necessidade. Como é uma hortaliça perene, no período seco é preciso aumentar as regas. No caso de infestação de pragas, o controle pode ser manual, por meio de catação, ou com aplicação de caldas repelentes ou inseticidas. Se for muito alta, recomenda-se podar as partes mais atacadas e renovar os canteiros.
PRODUÇÃO Varia de dois a três maços, com aproximadamente 100 gramas, por metro quadrado por semana. A colheita ocorre a partir de 50 a 60 dias após o plantio. Retire as folhas à medida que atingem de 10 a 20 centímetros ao longo de seis meses, período em que os canteiros voltam a ser renovados. Duram um dia para o consumo, mas, se bem acondicionadas, aumentam o tempo de vida útil. Quando acomodadas em bandejas de isopor com filme plástico, sacos plásticos ou recipiente fechado, podem ser mantidas na geladeira por até cinco dias.

Raio x
Solo: bem drenado e com muita matéria orgânica
Clima: ameno
Área mínima: canteiro de horta
Colheita: de 50 a 60 dias após o plantio
Custo: em geral, as mudas são repassadas entre agricultores familiares


A azeda ou azedinha (Rumex acetosa), também conhecida como erva-vinagreira ou simplesmente vinagreira, é uma planta perene que pode atingir até 1 m de altura quando floresce. Suas folhas de sabor ácido podem ser consumidas cruas ou cozidas. Todavia não devem ser consumidas em quantidade excessiva pois contém uma alta concentração de ácido oxálico. Embora sejam menos utilizadas, as raízes e as inflorescências podem ser consumidas cozidas, e as sementes podem ser consumidas cruas, cozidas ou podem ser usadas para fazer farinha.
A azeda ou azedinha cresce melhor em clima ameno 

Clima

A azeda ou azedinha cresce melhor em clima frio ou ameno, mas pode ser cultivada em regiões onde a temperatura normalmente não ultrapassa a 30°C.

Luminosidade

Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade. Em regiões mais quentes pode ser melhor cultivá-la em um local mais fresco com sombra parcial.
Frutos secos contendo as sementes da azeda ou azedinha

Solo

Cultive preferencialmente em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. É uma planta bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas um pH entre 5,5 e 6,8 é recomendado.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Plantio

Em regiões de clima temperado o plantio é feito normalmente na primavera. Em regiões subtropicais ou tropicais com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no começo do inverno.
As sementes são normalmente semeadas no local definitivo, a cerca de 1 cm de profundidade. No entanto, a azeda ou azedinha raramente floresce fora de regiões de clima temperado. Assim nestas regiões o método de propagação normalmente utilizado é o da divisão de plantas bem desenvolvidas. Cada pedaço obtido a partir da divisão de uma planta deve conter raízes e pelo menos um broto ou propágulo.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 45 cm em regiões de clima temperado, onde a planta floresce e geralmente cresce mais, e de 20 a 30 cm em outras regiões.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes, especialmente nos primeiros meses de cultivo.
As plantas são dioicas, ou seja, produzem ou flores masculinas ou flores femininas. Assim, para haver produção de sementes é necessária a presença de plantas dos dois gêneros.
Renove a plantação a cada três ou quatro anos, dividindo as plantas para formar novas mudas.
As folhas da azeda ou azedinha têm um agradável sabor ácido 

Colheita

A colheita das folhas pode ser iniciada em 60 dias após o plantio. As folhas mais jovens são menos ácidas que as mais velhas.
A azeda ou azedinha é uma planta perene em regiões de clima adequado, podendo produzir por vários anos. Em regiões onde o inverno é muito rigoroso, o cultivo pode ser feito anualmente a partir de sementes. Em regiões onde o inverno é frio, a parte aérea da planta morre, rebrotando na primavera.
VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE