google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Plantio e Espaçamento do Tomateiro

domingo, 24 de outubro de 2021

Plantio e Espaçamento do Tomateiro

 

Plantio

As mudas podem ser plantadas no local definitivo aproximadamente 30 dias após a semeadura, quando possuírem duas a três folhas definitivas e altura de 8 a 12 cm. Mudas que não apresentem bom aspecto, ou estando malformadas e/ou doentes, devem ser eliminadas.

Deve-se dar preferência de realizar o plantio das mudas em dias nublados e no período da tarde, quando o período de luz direta é mais curto, pois durante a noite, devido ao sereno e a temperatura mais baixa, as mudas se recuperam, favorecendo o enraizamento. Salienta-se que a irrigação dos sulcos de plantio antes e logo depois do transplante é uma operação sine qua non (imprescindível) para o sucesso no enraizamento das mudas. Por isso é importante que o sistema de irrigação esteja implantado antes do plantio das mudas.

A colocação das plantas nas covas deverá ser na mesma profundidade que se encontram nas células de bandejas, devendo evitar o contato com adubos químicos e ferimentos nas raízes das mudas (Figura 2A). O plantio das mudas pode ser realizado manualmente ou utilizando plantadeiras manuais (Figura 2B). Em ambos os casos deve-se tomar o cuidado de garantir o completo contato do torrão das mudas com as paredes da cova de plantio. O replantio, quando necessário, deve ser realizado até no máximo oito dias após o primeiro plantio, substituindo plantas mortas ou que apresentem desenvolvimento anormal.


Espaçamento e densidade de plantas

Entende-se por espaçamento de plantas o intervalo entre fileiras e, por densidade de plantas, o espaço deixado entre as plantas dentro das fileiras de uma lavoura. O espaçamento e a densidade de plantas são aspectos tecnológicos que definem a população na área e o arranjo de plantas nas fileiras, podendo interferir no controle fitossanitário, nas operações técnicas a serem realizadas na lavoura e, consequentemente, na rentabilidade.

Figura 2. (A) Altura correta da muda após ser plantada no sulco ou cova de plantio e (B) utilização de plantadeira manual no plantio das mudas de tomate

No Sispit, no qual o tomateiro é conduzido na vertical, os espaçamentos entre sulcos (fileiras) de plantio podem variar de 0,8m a 2,20m e os espaçamentos entre as plantas na fileira de 0,40 a 0,70m. O espaçamento entre fileiras depende, principalmente, do sistema de pulverização que se queira adotar. Caso se use pulverizador, barra vertical ou turbinado, acoplado ao trator, recomenda-se fileiras duplas de 0,8 a 1,0m e de 2,0 a 2,2m entre cada conjunto de fileiras duplas (Figuras 3A e 3B). Deve-se lembrar que, entre cada conjunto de fileiras, passará o trator com o pulverizador para aplicar as caldas com fungicidas e inseticidas.

Quando a aplicação dos agrotóxicos é feita com canetas de pulverização acopladas à motobomba fixa ao trator, as fileiras podem ficar expostas em fileiras individuais espaçadas entre elas de 1,25 a 1,50m (Figuras 3C e 3D). Salienta-se que a condução das plantas sempre deve ser no sentido vertical. O espaçamento entre as plantas na fileira vai depender basicamente do cultivar, do número de hastes por planta e da preferência do tomaticultor. É interessante, no geral, que se tenha de 22 mil a 27 mil hastes por hectare. O espaçamento entre linhas de plantio ideal é de 1,5m.

Os espaçamentos entre plantas conduzidas com duas hastes podem variar, de acordo com o enfolhamento do cultivar utilizado. No tutoramento cruzado o espaçamento entre plantas indicado é de 60cm. Nos métodos de tutoramento vertical de plantas os espaçamentos entre plantas podem ser menores, até 45cm. Para a condução de uma haste por planta esses espaçamentos podem ser reduzidos à metade.

Figura 3. (A) e (B) arranjo de plantas em fileiras duplas de plantas tutoradas verticalmente para a pulverização tratorizada; (C) e (D) arranjo de plantas em fileiras simples tutoradas verticalmente para a pulverização manual com “canetas”

VISITE TAMBÉM OS OUTROS CAPÍTULOS

BOTÂNICA, ORIGEM E CLIMA DO TOMATE


Manejo do Tomateiro: Mudas


Plantio e Espaçamento do Tomateiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE