google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: PANCS: Espinafre chinês - Batata d'agua (Ipomoea aquatica)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

PANCS: Espinafre chinês - Batata d'agua (Ipomoea aquatica)


Espinafre chinês (Ipomoea aquatica)

Folhosa de grande importância no Sudeste Asiático, sendo produzido principalmente em solos encharcados e em canais de irrigação de arroz. No Brasil, é encontrada esporadicamente em alguns locais de clima quente e úmido, observando-se sua presença em feiras de Manaus, Estado do Amazonas, sendo muito procurada por asiáticos e descendentes, especialmente coreanos e chineses. Planta de crescimento indeterminado, com folhas alternas e tenras. É usada também como planta útil na despoluição de águas contaminadas por efluentes.

Nomes comuns – Espinafre chinês, espinafre d’água, batata-doce-folha, kangkung (Timor), hung tsay (China).

Família botânica – Convolvulaceae, a mesma da batata-doce.

Origem – Há controvérsias quanto ao centro primário, ocorrendo em diversas regiões tropicais do planeta, mas acredita-se que tenha se originado do Sudeste Asiático, pela maior variabilidade observada.

Variedades – Na Ásia, verifica-se a ocorrência de variedades comerciais; na Amazônia brasileira, observam-se variedades locais sem a sistematização das mesmas.

Clima e solo – Produz bem exclusivamente sob temperaturas elevadas. Desenvolve-se, em geral, em solos aluviais, mas pode ser produzida em diferentes tipos de solo de textura mediana desde que haja disponibilidade de água em abundância.

Preparo do solo – O plantio é, em geral, feito em sulcos em áreas alagadas ou encharcadas.

Calagem e adubação – É muito rústica, podendo produzir mesmo em solos depauperados. Entretanto, visando melhorar a produção, sugere-se fazer a correção do solo em função da análise de solo para uma faixa de 5,3 a 6,0. Recomenda-se a adubação somente com composto orgânico, na dosagem de até 3,0 kg/m2, conforme os teores de matéria orgânica no solo.

Plantio – A propagação é feita por sementes ou por mudas (ramas), sendo planta de fácil enraizamento. Sugere-se o espaçamento de 40 a 50 cm x 40 a 50 cm. Pode ser plantado durante o ano todo em regiões de clima quente e úmido, e de outubro a dezembro em regiões com inverno frio ou seco.

Tratos culturais – Recomenda-se manter a cultura livre de plantas infestantes por meio de capinas manuais e irrigar sempre que necessário, em geral duas a três vezes por semana. Não há relatos de sérios danos causados por pragas e doenças, mas pode ser alvo de insetos desfolhadores como vaquinhas e idiamins.

Colheita – A colheita é feita a partir de 60 dias após o plantio, efetuando-se cortes sucessivos das folhas por meses e a produtividade pode atingir até 20 ton/ha. Suas folhas são consumidas refogadas ou cozidas em sopas.


Figuras 47 e 48: Espinafre-chinês, planta e detalhe



3 comentários:

  1. Boa tarde , gostaria de saber onde posso encontrar sementes desse espinafre d' agua .
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde , gostaria de saber onde posso encontrar sementes desse espinafre d' agua .
    Obrigado

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE