google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo da Fava Italiana (Vicia faba)

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Cultivo da Fava Italiana (Vicia faba)



Fava ( não confundir com feijão-fava) é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba. Ao contrário do feijão a fava tem como característica encontrar-se a sua radícula numa das pontas espalmadas e não ao centro.
As favas são originárias do Próximo-Oriente segundo os primeiros restos arqueológicos datados de seis a sete mil anos A.C.. A sua utilização como alimento foi entretanto disseminada pela região mediterrânica, tendo o Império Romano tido um papel importante no aumento do seu consumo. A expansão marítima dos Reinos Ibéricos terão feito chegar a fava à América. No presente o seu consumo é global.
A vagem da fava é rasa, alongada e ligeiramente curvada, medindo em média sete centímetros de comprimento. No interior das vagens residem entre duas a quatro sementes rasas com forma de rim a que habitualmente nos referimos como favas. As sementes são geralmente de cor verde apesar de algumas variedades incluírem cores como branco, vermelho, roxo, castanho ou preto. As favas têm um sabor amidoso, semelhante ao da batata e uma textura granulada, mas ligeiramente amanteigada.
Vicia faba
A fava ou fava italiana pode crescer de 30 cm a mais de 1,5 m de altura, dependendo da cultivar. Suas vagens têm até 2,5 cm de diâmetro e 7 a 15 cm de comprimento.
A fava cresce melhor em temperaturas um pouco abaixo de 15°C 

Clima

A fava é uma planta de clima frio, resistindo bem a temperaturas próximas a 0°C e a geadas leves (algumas cultivares resistem até temperaturas de -10°C). O ideal é que a temperatura não ultrapasse muito a cerca de 15°C durante o ciclo de cultivo da planta. Entretanto, há algumas poucas cultivares modernas que toleram temperaturas mais altas.

Luminosidade

A fava necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.
Flores da fava

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 6,0 e 6,8. Esta planta forma uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium, capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo como amônia ou nitrato, provendo o nitrogênio necessário para a planta e ainda enriquecendo o solo com este elemento.
A fava é uma das poucas plantas cultivadas que toleram alta salinidade do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado.
Mudas de fava.

Plantio

Semeie as sementes direto no local definitivo, a uma profundidade de 3 a 5 cm, quando o solo está com uma temperatura de no mínimo 5°C. O espaçamento recomendado depende da cultivar e das condições de cultivo, indo de 45 cm entre as linhas e 23 cm entre as plantas, a 1 m entre as linhas e 50 cm entre as plantas.
As favas de porte alto precisam ser mantidas eretas, colocando fios, barbantes ou fitas em torno de um grupo de plantas 

Tratos culturais

Há cultivares de fava de porte alto e de porte baixo. As cultivares de porte alto necessitam de tutoramento, sendo geralmente mantidos eretos em grupos de plantas por fios ou barbantes que são amarrados a varas fincadas na vertical. As cultivares de porte baixo podem ser deixadas sem tutoramento, mas ramos e pequenos galhos secos bem bifurcados podem ser colocados para prover algum suporte para as plantas, de forma a manter erguidas as vagens para que não fiquem em contato com o solo. Cultivares de pequeno porte podem ser cultivadas facilmente em vasos e jardineiras grandes.
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Quando a planta está bem florida, é uma opção cortar as pontas dos ramos para concentrar a energia da planta no desenvolvimento das vagens. Isto também previne o ataque de alguns insetos, que iniciam o ataque pelas partes mais jovens e tenras das plantas.
Fava 

Colheita

A colheita das vagens começa de 85 a 240 dias após a semeadura, variando conforme a estação do ano em que a fava é plantada, o clima da região e a cultivar plantada.
Embora as sementes sejam mais apreciadas, as vagens tenras e as pontas dos ramos também podem ser cozidas e consumidas. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, apresentando-se roliças, tenras e firmes. As vagens velhas vão se tornando fibrosas rapidamente.

189 GRS / 217.12 CALORIAS
NUTRIENTESQUANT.DDR (%)DENSIDADE DO NUTRIENTECLASS.
MOLIBDÉNIO141.00 mcg188.015.7excelente
TRIPTOFANOS0.17 g53.14.4muito bom
FIBRAS13.16 g52.64.4muito bom
MANGANÉSIO0.97 mg48.54.0muito bom
FOLATOS156.23 mcg39.13.3bom
PROTEÍNAS14.66 g29.32.4bom
POTÁSSIO955.04 mg27.32.3bom
FERRO4.49 mg24.92.1bom
COBRE0.44 mg22.01.8bom
FÓSFORO208.68 mg20.91.7bom
MAGNÉSIO80.84 mg20.21.7bom
VITAMINA B1 (TIAMINA)0.30 mg20.01.7bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE