google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo da Couve Chinêsa

sábado, 1 de julho de 2017

Cultivo da Couve Chinêsa



Brassica rapa var. pekinensis
A couve-chinesa, também chamada de repolho-chinês, é uma hortaliça cujas folhas formam uma cabeça compacta, embora também existam algumas cultivares que apresentam folhas soltas, sem a formação de cabeças. Suas folhas podem ser verde-claras ou verde-escuras, com nervuras foliares brancas ou amarelas. Em alguns locais, a couve-chinesa é chamada de acelga, embora a acelga propriamente dita seja uma outra planta.
A couve-chinesa cresce melhor em clima ameno

Clima

A couve-chinesa é uma hortaliça de clima ameno, crescendo melhor entre 15°C e 20°C, embora a maioria das cultivares suporte temperaturas um pouco mais baixas. Poucas cultivares crescem bem em temperaturas acima de 25°C, sendo estas principalmente cultivares de folhas soltas.

Luminosidade

A couve-chinesa pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial com alta luminosidade.
A couve-chinesa não é muito exigente quanto a fertilidade e o tipo de solo, desde que este seja mantido sempre úmido

Solo

Embora seja pouco exigente quanto ao solo, a couve-chinesa crescerá melhor se o solo for bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação

A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. A couve-chinesa é sensível a falta de água.
A couve-chinesa é muita utilizada na culinária de países da Ásia oriental

Plantio

As sementes podem ser semeadas em sementeiras, vasos pequenos ou copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas têm de 4 a 6 folhas. As mudas são sensíveis, assim evite perturbar muito a planta e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde ou em um dia nublado, com o solo bem úmido.
As sementes também podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, ou em jardineiras e vasos grandes.
O espaçamento recomendado entre as plantas varia com o tamanho da cultivar e as condições de cultivo, mas geralmente um espaçamento de 30 a 40 cm entre as plantas produz um bom resultado.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita

A colheita das cultivares de couve-chinesa que formam cabeças ocorre de 55 a 110 dias após o plantio, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. Corte a planta aproximadamente a 2,5 cm do solo. O caule geralmente rebrota, permitindo uma nova colheita após algumas semanas. A planta pode rebrotar várias vezes, podendo produzir diversas colheitas enquanto as condições climáticas forem favoráveis.
Para cultivares de folhas soltas, que não formam cabeças compactas, comece a colheita de suas folhas quando as plantas estiverem bem desenvolvidas.



Um comentário:

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE