google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Plantas daninhas e seu controle na Cenoura

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Plantas daninhas e seu controle na Cenoura

 

Plantas daninhas

Muitas plantas daninhas causam dano econômico à cultura da cenoura.

Essa cultura tem demorado estabelecimento de plantas, e com isso, nos primeiros 40-50 dias após a semeadura, é preciso intensificar o controle de plantas daninhas para que não ocorra redução da produtividade dessa cultura. O mato compete por luz, água, nutrientes, espaço e é hospedeira de doenças como os nematoides das galhas. Por isso, a lavoura deverá ser mantida livre dos mesmos para o bom desenvolvimento e satisfatória produtividade de raízes comerciais. Muitas plantas daninhas são problemas sérios na cultura da cenoura. Por exemplo, a tiririca (Cyperus rotundus) é de difícil controle com herbicidas e o controle manual, além de ineficiente, danifica a lavoura, pois a retirada das mesmas acaba arrancando também as plantas de cenoura. Outras de folhas estreitas, a exemplo das gramíneas como capim pé-de-galinha (Eleusine indica) ou marmelada (Braquiaria plantagienea) também são problemas sérios, mas podem ser controlados com herbicidas registrados para a cultura da cenoura. Folhas largas também são problema, entre eles corda-de-viola (Ipomoea spp.), trapoeraba (Commelina benghalensis L), trevo [(Oxalis latifólia Kunth) Figura 8]. No entanto, o controle integrado aliado a técnicas adequadas de manejo, podem ajudar a manter a lavoura no limpo no período mais crítico do desenvolvimento.

Plantas daninhas em competição com cenoura.

O manejo mais comum na eliminação de plantas daninhas em cenoura consiste na aplicação de herbicidas para o controle das mesmas. A segunda opção é a catação manual do mato, no entanto, é uma prática onerosa e de pouco rendimento operacional. A retirada manual do mato é uma técnica eficiente, mas pouco produtiva. Esse processo aliado à escassez de mão de obra, bem como o baixo rendimento, faz com que poucos produtores adotem essa medida. É utilizada normalmente em pequenas hortas domésticas, produtores em cultivos orgânicos ou em projetos sociais.

A tarefa consiste em passar quantas vezes for necessário, retirando as plantas daninhas dos canteiros mantendo-os limpos, geralmente até os 40 - 50 dias após a semeadura. A capina mecânica utilizando enxada ou capinadeiras acopladas a trator não é normalmente utilizado, exceto na eliminação de plantas daninhas entre canteiros.

Solarização

Em sistemas de cultivo orgânico uma técnica eficiente no controlo do mato consiste na solarização da área antes da semeadura da cenoura 

Nessa técnica, os canteiros são levantados e realiza-se uma irrigação suficiente para estimular a germinação da maioria das sementes das plantas daninhas. Em seguida, coloca-se um filme plástico utilizado em estufas, de 100 mícrons - 150 mícrons. Esse filme precisa ser transparente para permitir a passagem da luz solar que induzirá a germinação da sementeira.

Geralmente deixa-se esse plástico por um período entre 10 - 20 dias, tempo suficiente para indução da germinação das plantas daninhas até a morte das mesmas. Em seguida efetua-se a semeadura da cenoura, com redução significativa do banco de sementes de plantas daninhas presentes no solo, facilitando assim, a catação manual do mato.

Sistema de solarização utilizado em cenoura para redução da infestação das plantas daninhas.

Controle quimico

Em sistemas de produção de larga escala o processo predominante de controle das plantas daninhas é o químico. Existem poucos produtos registrados para controle de mato em cenoura. Mesmo assim, os poucos produtos existentes não são utilizados de forma correta, muitas vezes por crendices, o que não potencializa a utilização desses produtos como ferramenta no controle do mato. Os produtos registrados para o controle de plantas daninhas em cenoura podem ser acessados no sistema Agrofit do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Tabela 2).

A escolha do melhor herbicida, bem como do momento da aplicação, depende de vários fatores, conhecimento do produto a ser aplicado, estádio de desenvolvimento das plantas de cenoura, bem como do conhecimento da comunidade infestante e de fatores ambientais como umidade do solo e do ar, temperatura, ventos e luminosidade. É importante que o produtor procure orientação de um profissional capacitado e experiente para ajudálo na utilização dos herbicidas, evitando assim riscos de contaminação ao aplicador, ao ambiente, bem como contaminação residual no alimento colhido. É importante ler a bula de cada produto e seguir rigorosamente o que está escrito na mesma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE