sexta-feira, 18 de junho de 2021

Cultivo do Feijão-da-Espanha


Feijões-da-espanha Phaseolus coccineus

O feijão-da-espanha é uma trepadeira que pode ultrapassar a três metros de altura. A maioria das cultivares tem flores vermelhas e sementes rosadas ou rajadas, mas há cultivares com flores e sementes brancas, e cultivares com flores rosadas ou bicolores. Suas vagens imaturas e suas sementes em qualquer estágio de desenvolvimento podem ser consumidas cozidas, mas esta espécie também é muito apreciada como planta ornamental em jardins. Há também algumas poucas cultivares de porte baixo, que atingem apenas cerca de 40 cm de altura.

O feijão-da-espanha pode ultrapassar a três metros de altura

Clima
O feijão-da-espanha pode ser cultivado em regiões que apresentam temperaturas entre 14°C e 30°C. Em locais onde o inverno apresenta baixas temperaturas, este feijão é cultivado apenas durante os meses quentes do ano. Em regiões onde o inverno é ameno, esta planta é perene, podendo produzir por vários anos.

Luminosidade
Esta planta necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.
As flores do feijão-da-espanha são atraentes, por isso esta planta também é apreciada em jardins

Solo
Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo é de 6 a 7,5.

Esta planta pode formar uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium, capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo como amônia ou nitrato, provendo assim o nitrogênio necessário para a planta e ainda enriquecendo o solo com este nutriente.

Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Mudas de feijão-da-espanha. Note que os cotilédones não são visíveis, permanecendo enterrados no solo, diferindo do que ocorre com o feijão comum

Plantio
Semeie direto no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 5 cm. Opcionalmente, as sementes de feijão-da-espanha podem ser pré-germinadas antes do plantio, deixando as sementes em um recipiente com papel-toalha ou papel mata-borrão umedecidos.
O espaçamento pode ser de 60 cm entre as linhas de plantio, com 15 cm entre as plantas para cultivo anual.

A maioria dos cultivares de feijão-da-espanha são trepadeiras e precisam de suportes

Tratos culturais
A maioria das cultivares de feijão-da-espanha são trepadoras e necessitam de um suporte com cerca de 2,4 m de altura ou mais, como por exemplo, varas de bambu, estacas de madeira, cercas, treliças ou caramanchões.
Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Vagens do feijão-da-espanha

Colheita
A colheita pode começar de 90 a 120 dias após a semeadura, podendo variar com a cultivar plantada e as condições de cultivo. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, com 15 a 25 cm de comprimento, mas ainda jovens e tenras, antes que as sementes comecem a inchar nas vagens. As sementes geralmente são colhidas quando as vagens estão completamente secas, embora também possam ser colhidas quando ainda estão imaturas.
Os feijões-da-espanha, tal como os feijões comuns, não devem ser consumidos crus, pois eles contêm fitohemaglutinina, uma lectina tóxica. O cozimento destrói esta substância.

O feijão espanhol, Phaseolus coccineus, é uma bela planta ornamental com flores brilhantes, mas também um bom vegetal com vagens e grãos saborosos.
Feijão espanhol, decorativo... e delicioso
Nas terras altas do México, há muito tempo atrás, Feijão espanhol é mais conhecido na França por sua floração do que por suas vagens. No entanto, estas vagens verdes longas podem para ser provado como um feijão verdequando os grãos começam a se formar, assim como os grãos, em "feijões secos"quando eles estão maduros. Até mesmo as flores são comestíveis!

Phaseolus coccineus é perene (pela sua raiz tuberosa), mas gelado. É, portanto, como uma planta anual que entra no jardim ou no jardim.

Sua haste retorcida pode subir de 1 metro a mais de 4 metros de altura. Dependendo da variedade, flores são vermelho brilhante, branco ou dois tons e os grãos são branco, preto, violeta variegado com preto, bronze e marrom, marrom e chocolate...

Algumas variedades de feijão espanhol
Phaseolus coccineus 'Desiree': variedade produtiva com flores brancas e grandes grãos brancos saborosos. Tolerante à seca.
Phaseolus coccineus 'Pickwick': variedade anã (50 cm no máximo) decorativa, com flores vermelhas escarlates e grãos roxos marmoreados com preto.
Phaseolus coccineus 'Scarlet Emperor'roxo roxo do feijão com salpicos pretos e as flores vermelhas brilhantes. Altura: 4 metros. Tolerante a climas frios.
Algumas variedades de feijão espanhol
Phaseolus coccineus 'Desiree': variedade produtiva com flores brancas e grandes grãos brancos saborosos. Tolerante à seca.
Phaseolus coccineus 'Pickwick': variedade anã (50 cm no máximo) decorativa, com flores vermelhas escarlates e grãos roxos marmoreados com preto.
Phaseolus coccineus 'Scarlet Emperor'roxo roxo do feijão com salpicos pretos e as flores vermelhas brilhantes. Altura: 4 metros. Tolerante a climas frios.
Embora o feijão espanhol seja uma planta de verão (dias longos), um excesso de calor (temperaturas acima de 25° C) estimula a floração, mas evita a frutificação; verões muito quentes você vai ter belas flores, mas não vagens! Em contraste, na estação de crescimento, o feijão espanhol pode suportar temperaturas relativamente baixas para um feijão, da ordem de 12° C.

chão
Rico e drenante (No entanto, suporta mais umidade do que a maioria dos feijões).

Sementeira e plantio
Semear sementes de feijão espanhol no lugar em maio, 5 cm de profundidade, em linha a cada 10 a 20 cm ou em bolsas de 5 sementes a cada 50 cm. A semeadura sob abrigo e em um balde é possível três semanas antes do transplante, no início de maio.

Os feijões da Espanha estão subindo principalmente; plano para estacas sólidas ou treliça de modo que as hastes retorcidas se apegam.

manutenção
A água é um elemento importante em todo o cultivo de feijão espanhol. Mantenha o solo úmido até que as sementes sejam levantadas e tomar novamente a rega abundante no momento da floração e a formação das vagens.

Assim que as plantas estiverem altas o suficiente, irrita os pés.

Plantas associadas
Mexicanos tradicionalmente cultivavam feijão espanhol em combinação com milho. o tomate ou abóbora também são bons companheiros, como para outros feijões.
Evite a proximidade de Alliaceae (alho, cebola, alho-poró...).

Leia: Cultive as 3 irmãs: milho, feijão, abóbora

A colheita de feijão espanhol
A colheita de feijão espanhol pode começar com o jovens vagens, para consumir como mangetouts, ou quando o pod está cheio, para o grãos frescos, ou quando a vagem está seca, por grãos secos.
Cuidado com infestações de bruch: guarde seus grãos em potes hermeticamente fechados ou no freezer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE