domingo, 14 de outubro de 2018

Cultivo da Couve Pak Choi



Brassica rapa var. chinensis

A pak choi, também chamada de bok choi ou bok choy, couve pak choi e acelga chinesa, é uma hortaliça muito cultivada na China e outros países do sudeste da Ásia, e seu cultivo também está crescendo no ocidente. É uma hortaliça da mesma espécie do nabo e da couve chinesa, e suas folhas são muito apreciadas em pratos cozidos ou refogados. As folhas mais jovens podem ser consumidas cruas em saladas.

Pak choi ou bok choi
A pak choi ou bok choi é uma hortaliça da mesma espécie do nabo e da couve-chinesa

Clima
A couve pak choi é uma hortaliça de clima ameno, crescendo melhor entre 15°C e 20°C. A maioria das cultivares tolera baixas temperaturas e geadas leves. Poucas cultivares toleram altas temperaturas.

Luminosidade
A couve pak choi pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial.

Couve pak choi
A maioria das cultivares de pak choi ou bok choi suportam bem baixas temperaturas e geadas leves

Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Esta hortaliça é sensível à falta de água.

Mudas de pak choi
Pak choi recém germinada

Plantio
As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em sementeiras, vasos pequenos ou copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas tiverem 5 cm de altura.

O espaçamento recomendado entre as plantas varia com o tamanho da cultivar e as condições de cultivo, indo de 10 cm para as menores cultivares a 45 cm para as maiores. Uma opção é plantar com o menor espaçamento e, conforme as plantas vão crescendo, ir colhendo algumas de forma a atingir um espaçamento maior quando as plantas estiverem bem desenvolvidas.

Plantação de couve Pak Choi
A couve pak choi não é muito conhecida no ocidente, mas é muito popular no leste e no sudeste da Ásia

Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Pak choi ou bok choi
A pak choi pode ser colhida em qualquer estágio de  desenvolvimento, mas idealmente são colhidas apenas quando as plantas estão bem desenvolvidas 

Colheita
A colheita das folhas de pak choi pode ser feita em qualquer momento durante o ciclo de vida das plantas, mas o ideal é que a colheita ocorra somente a partir de 6 a 10 semanas após o plantio, retirando as folhas individualmente quando necessário ou colhendo todas as folhas. Cortar a planta a pelo menos 2,5 cm do solo permite que a planta rebrote e produza uma nova colheita.

A planta pode florescer precocemente se as condições de cultivo não forem as ideais. Neste caso, faça a colheita de todas as folhas.