google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HORTA E FLORES: Cultivo do Cogumelo Pantorra (Morchella esculenta)

sábado, 28 de janeiro de 2017

Cultivo do Cogumelo Pantorra (Morchella esculenta)



Morchella é um género de fungos comestíveis bastante aparentados com os anatomicamente mais simples Pezizaceae. A parte superior do corpo frutífero destes fungos tem uma distinta aparência de colmeia, sendo muito apreciados sobretudo na culinária francesa.

Taxonomia
Os corpos frutíferos de Morchella têm uma aparência altamente polimórfica, exibindo variações na forma, cor e tamanho; este facto tem contribuído para as incertezas que existem sobre a sua taxonomia. A distinção entre as várias espécies é complicada pela incerteza sobre quais espécies são verdadeiramente distintos biologicamente. Os colectores de cogumelos referem-se-lhes pela sua cor, pois as espécies podem ser muito similares na aparência e variar consideravelmente dentro duma espécie e com a idade do espécime. As espécies mais bem conhecidas são Morchella esculenta (amarelo); M. deliciosa (branco); e M. elata (negro). Outras espécies são M. conica, M. semilibera e M. vulgaris.

Filogenia
Alguns autores sugerem que o género contém apenas entre 3 a 6 espécies, enquanto outros incluem até 50 espécies neste género. Análises filogenéticas baseadas em análises PCFR e da enzima de restrição[6] do gene 28S do ARN ribossómico suportam a primeira hipótese, i.e., a de que o género inclui apenas umas poucas espécies com considerável variação fenotípica. Outros trabalhos sobre o ADN destas espécies sugerem a existência de mais de uma dúzia de grupos distintos em Morchella da América do Norte.

Habitat e ecologia
Habitats favoráveis à frutificação
Morchella amarelo em Tauberland, Alemanha
As espécies de Morchella não formam simbioses micorrízicas mas são geralmente encontradas debaixo de certas árvores. As árvores normalmente associadas a estas espécies no hemisfério norte incluem freixo, plátano, tulipeiro, ulmeiros mortos e moribundos, alguns choupos e macieira velhas. Morchella esculenta é geralmente mais frequente debaixo de árvores decíduas que de coníferas e Morchella elata pode ser encontrada em bosques de decíduas, carvalho e choupo. As espécies da América do Norte são muitas vezes encontradas em florestas de coníferas incluindo árvores dos géneros Pinus, Abies, Larix, e Pseudotsuga, além de choupos em bosques ripários.

Associação com incêndios florestais
M. elata pode crescer abundantemente em habitats que foram queimados por incêndios florestais. O mecanismo por detrás disto é desconhecido. Onde não ocorrem fogos florestais os cogumelos crescem em pequenas quantidades, no mesmo local, ano após ano.
Os esforços feitos até ao momento para cultivar estes cogumelos são raramente bem-sucedidos e a indústria do seu comércio está baseada na apanha de cogumelos silvestres.
Risco de confusão com espécies venenosas
Quando se apanham estes cogumelos, deve ter-se o devido cuidado para distingui-los de vários cogumelos semelhantes mas venenosos, incluindo Gyromitra esculenta, Verpa bohemica, e outros. Apesar de estes cogumelos semelhantes serem por vezes ingeridos crus sem causarem efeitos nefastos, eles podem causar distúrbios gastrointestinais severos e perda de coordenação muscular (incluindo músculo cardíaco) se ingeridos em grandes quantidades ou por por vários dias seguidos. Eles contêm uma toxina semelhante à giromitrina (um veneno orgânico e carcinogénico).
Estes cogumelos problemáticos podem ser distinguidos de Morchella por uma observação cuidadosa do chapéu, o qual é muitas vezes enrugado, com aspecto de cérebro, em vez de colmeados ou reticulares. Gyromitra esculenta tem um chapéu geralmente mais escuro e maior que os de Morchella. Os chapéus de Verpa estão ligados ao estipe apenas no ápice, enquanto no caso de Morchella os chapéus estão ligados ao estipe na parte mais inferior. A maneira mais fácil de distinguir estas espécies das de Morchella, é simplesmente verificar o interior do estipe. As variedades de Morchella têm o estipe oco, enquanto as espécies venenosas tem no interior do estipe uma substância com aspecto algodoado.

Toxicidade
Estes cogumelos contêm pequenas quantidades de hidrazina, que é removida por cozedura; estes cogumelos nunca devem ser comidos crus. Mesmo quando bem cozidos estes cogumelos podem por vezes provocar sintomas intoxicação ligeira quando consumidos com bebidas alcoólicas.

Pantorra - Morchella esculenta - 1Kg Spawn

Sinónomos:
Pantorra
Morchella
Morille
Morel
Yellow Morel 
Common Morel
Morchella
Morchella esculenta

Características gerais
A forma e a estrutura do seu chapéu lembram os favos do mel, cem uma cor castanha e pé branco, é muito apreciado em algumas regiões do nosso pais devido ás suas qualidades gastronómicas.
Geralmente, é comercializado desidratado.

Habitat natural
Gosta de locais cem solos degradados (queimados, lixeiras) e apenas frutifica na Primavera.

Locais e condições de cultivo
Apenas pode ser cultivado em canteiros no exterior.
  
Atenção: 
As fotografias apresentadas podem não reproduzir fielmente o aspecto real desta espécie de cogumelo. Não colha cogumelos no campo com base nestas imagens ou se não tiver absoluta certeza quanto à espécie. Muitos cogumelos são venenosos.


Sugestões para cultivo doméstico de Cogumelos Pantorra Morchella esculenta: 


1 - Produção de Cogumelo Pantorra em Canteiros de Jardim ou em Hortas, Spawn ou Micélio em Grão 
A produção de cogumelos em canteiros tem por objetivo aproveitar as condições atmosféricas da Primavera e do Outono para produzir algumas espécies de cogumelos. Esta técnica permite aproveitar diversos resíduos agrícolas e florestais para criar diversos canteiros com espécies diferentes.
Deve-se ter especial cuidado com a localização dos canteiros, devendo ser sempre locais ensombreados, ao abrigo do vento.
As espécies de cogumelos tem exigências culturais e ambientais distintas.
Espécies de cogumelos que se podem cultivar mais facilmente em canteiros de jardim ou em hortas: 
Repolga (Pleurotus ostreatus) 
Repolga Setas (Pleurotus pulmonarius) 
Repolga Cor-de-Rosa (Pleurotus djamor) 
Cogumelo do Cardo (Pleurotus eryngii) 
Pé Azul (Lepista nuda) 
Pantorra (Morchella esculenta) 
Stroforia (Strafaria rugoso-annulata)

Apresenta-se de seguida o protocolo geral para a produção de cogumelos em canteiros.

Material: 
- 10 Kg de estilha (fragmentos ou lascas) de diversos materiais lenhosos (à excepção de resinosas); 
- Álcool comercial, luvas de látex; 
- 3 Kg de Spawn em grão da espécie a cultivar; 
- Água, sacocaixa plástica; 
- Roupa de trabalho lavada;

Inoculação
O spawn em grão deve ser bem partido
Procedimento: 
1. Desinfectar as mãos e antebraços com álcool e vestir as luvas; 
2. Misturar o material numa tina juntamente com água; 
3. Continuar a misturar até o material absorver a água ou deixar durante 24 horas; 
4. Escorrer o excesso de água, de modo ao material ficar húmido e não encharcado, o peso do substrato final deve rondar os 20-25 Kg (teor de humidade 50-55%); 
5. Inocular o substrato com o spawn de forma uniforme numa caixa plástica ou num canteiro - O spawn deve ser retirado do frigorifico 24 horas antes de ser utilizado;

6. Prensar o substrato e cobrir com um plástico escuro num local fresco e sombrio; preferencialmente no Outono ou na Primavera. 
7. Deixar a incubar 20 a 30 dias, durante este período verificamos o desenvolvimento do micélio; 
8. Após o período de incubação inicia-se a frutificação, os cogumelos irão surgir nas partes laterais e no topo da pilha; 
9. A colheita deve ser efectuada quando os cogumelos ficam com a margem plana do chapéu 4 ou 5 dias após o início da frutificação; 
10. Se a colheita não for efectuada na altura exacta irá observar-se um depósito de esporos no local da produção, indicação de que a colheita já deveria ter realizada, embora possam ser recolhidos e consumidos com toda a segurança; 
11. Após a colheita o fungo entra num processo de repouso iniciando uma nova frutificação ao fim de 10 a 15 dias;  
12. A partir da 3ª frutificação, já não se justifica manter a pilha como local de produção de cogumelos, no entanto a decomposição destes resíduos é rápida e poderá ser utilizado como um correctivo orgânico de excelente qualidade no jardim ou horta; 
13. A produção total por canteiro deve situar-se entre os 5 a 10kg de cogumelos, dependendo da espécie em questão, da qualidade do substrato e das condições atmosféricas.

Espécies de cogumelo que se podem cultivar mais facilmente em canteiros de jardim ou em hortas: 
Repolga (Pleurotus ostreatus) 
Repolga Setas (Pleurotus pulmonarius) 
Repolga Cor-de-Rosa (Pleurotus djamor) 
Cogumelo do Cardo (Pleurotus eryngii) 
Pé Azul (Lepista nuda) 
Pantorra (Morchella esculenta) 
Stroforia (Strafaria rugoso-annulata


Sugestões para cultivo doméstico de Cogumelos Pantorra Morchella esculenta:


Spawn ou Micélio em Grão para cultivo em Canteiros ou Sacos de Compostagem ou Composto - 1 Quilo

Pellets ou Cavilhas Inoculadas para Cultivo em Troncos e Ramos de Árvores – 1 Unidade


4 comentários:

  1. Onde comprar micélio de Cogumelo Morilles ?

    ResponderExcluir
  2. Este maravilhoso cogumelo aparece na Primavera, e a sua cor vai variando do castanho pálido ao castanho escuro.

    ResponderExcluir

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE