sábado, 10 de março de 2018

Cultivo da Mizuna (Brassica rapa var. nipposinica)



Brassica rapa var. nipposinica
Mizuna - A Mizuna (ミズナ) é uma hortaliça cultivada desde a antiguidade no Japão, que tem vindo a ser generalizada na Europa nas últimas décadas, tornando-se provavelmente na mostarda Oriental mais conhecida e utilizada no Ocidente. A Mizuna é muito saborosa e possui excelentes propriedades nutricionais, anti-inflamatórias, anti-virais e anti-histamínicas, sendo particularmente indicada para consumo em saladas de folhas baby, sandes, pratos de carne, frango ou frutos do mar. As folhas maiores podem acompanhar outros legumes em pratos cozinhados ao vapor, cozidos ou refogados. As folhas serrilhadas de cor verde profundo também são muito utilizadas na decoração de diferentes tipos de pratos.
A mizuna é uma hortaliça cultivada extensivamente no Japão. Suas folhas mais jovens podem ser consumidas cruas em saladas e as outras folhas normalmente são consumidas cozidas ou refogadas. Seu sabor é moderadamente picante.
A mizuna tem sabor picante, mas menos picante que a rúcula, por exemplo 

Clima

A mizuna é uma hortaliça resistente que pode ser cultivada em várias condições climáticas, com plantas adultas geralmente suportando bem tanto baixas temperaturas de inverno quanto altas temperaturas de verão. No entanto, plantas cultivadas em clima quente geralmente tem um período de vida mais curto e produzem folhas de pior qualidade. Em regiões de clima frio, é cultivada no inverno com uma cobertura de proteção.

Luminosidade

A mizuna pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial, mas com boa luminosidade. Em regiões de clima quente ou se cultivada durante o verão, evite que a planta fique exposta diretamente ao sol durante as horas mais quentes do dia.
A mizuna é cultivada principalmente em clima ameno ou frio

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em nitrogênio e rico em matéria orgânica. O pH do solo deve estar acima de 5,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Esta hortaliça é sensível à falta de água, especialmente em dias quentes.
Mudas de mizuna

Plantio

As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em sementeiras e outros recipientes, sendo transplantadas quando as mudas tiverem pelo menos 2 folhas verdadeiras.
O espaçamento pode ser de 10 cm para colher plantas pequenas a 45 cm para obter plantas maiores. A mizuna também pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
Cultivar de mizuna com folhas finas e muito serrilhadas

Colheita

A colheita das folhas da mizuna pode ser feita em qualquer momento durante o ciclo de vida das plantas. As plantas tornam-se bem desenvolvidas de 50 a 70 dias após o plantio. Retire as folhas individualmente quando necessário ou colha todas as folhas. A planta normalmente rebrota após a colheita das folhas, permitindo que sejam feitas várias colheitas.